27 de abril de 2009

memórias de uma menina bem-comportada

.

-
doze meses menos um - rascunho # 4
27 de abril de 2009
21h30
Velha-a-Branca, Estaleiro Cultural

memórias de uma menina bem-comportada


(….) Falávamos de uma porção de coisas, mas particularmente de um assunto que me interessava mais do que todos: eu própria. Quando pretendiam explicar-me, as outras pessoas anexavam-me para o seu mundo, irritavam-me; Sartre, pelo contrário, tentava situar-me no meu próprio sistema, compreendia-me à luz dos meus próprios valores, dos meus próprios projectos. (…) Em todo o caso eu devia preservar o que havia de mais admirável em mim: o meu gosto pela vida, a minha curiosidade, a minha vontade de escrever. (….)

Simone de Beauvoir – excerto de “ Memórias de um Menina Bem Comportada”, pág.307

O quarto rascunho de “ DOZE MESES MENOS UM “, conjunto de recitais que o Sindicato de Poesia apresentará, na última segunda-feira de cada mês, durante 2009, mostra a Filósofa e Escritora - Simone de Beauvoir - através de obras como: “ Memórias de uma Menina Bem Comportada”, “ Os Mandarins e o “ Segundo Sexo”, e outras incursões por, Jean Paul Sartre, Arthur Rimbaud e Rosa Luxemburgo. Os textos serão ditos por: Armanda Machado, Ana Gabriela Macedo, Manuela Martinez (que igualmente coordena), Marta Catarino, Gaspar Machado, Fernando Coelho e Sofia Saldanha (voz off).

O recital intitulado - “Memórias de uma Menina Bem-Comportada” adopta o nome da conhecida obra de Simone Beauvoir e realizar-se-á, no dia 27 de Abril, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.

Simone de Beauvoir, escritora e feminista, esteve associada ao movimento filosófico existencialista que muito influenciou a cultura europeia do século passado e inteiramente ligada ao estudo dos condicionamentos sociais que estão na base da opressão das mulheres. Estas, como refere a autora, no “ Segundo Sexo”: - «herdeiras de um passado pesado e que se esforçam por forjar um novo futuro».


.

1 comentário:

mariana disse...

Muito bem, tia Armanda e caro primo Gaspar! Foi uma boa surpresa :)
Estarei presente na próxima oportunidade!
Continuação de bons recitais,

Mariana