30 de março de 2006

o sindicato conboca - ARTE DA MÚSICA DE JORGE DE SENA - 30 Março 2006

.
No âmbito do projecto O SINDICATO CONVOCA, dia 30 de março de 2006, às 19h00, no estaleiro cultural Velha-a-Branca, o SINDICATO DE POESIA apresentou:

ARTE DA MÚSICA – JORGE DE SENA

Originalmente, este recital foi planeado pela poeta portuense Inês Lourenço, e concretizado por António Durães e a pianista Sofia Lourenço. E a ideia era muito simples: pensar um recital onde, para além dos textos de Jorge de Sena (um reconhecido melómano) que reflectiam peças musicais concretas, pudéssemos ouvi-las e vibrar com elas, depois das suas palavras reveladoras.
O recital, com este formato, foi mostrado na Fundação Gulbenkian em Lisboa, num domingo soalheiro, à hora de almoço. Como correu bem, a Gulbenkian quis mostrar o recital em Paris, na «outra» Gulbenkian, paredes meias com o Arco de Triunfo. Depois dessa experiência fantástica (a propósito deste recital, a Gulbenkian patrocinou a edição dos textos apresentados e propositadamente traduzidos), ainda pôde ser apresentado em Santa Maria da Feira e, depois disso, em poucos mais sítios.
A versão do recital que o SINDICATO apresentou, vem sem piano e sem pianista, mas acompanhada de um leitor de CD’s. Ouviram-se algumas peças musicais, mas não se vibrou com a emoção da interprete, o que é sempre uma perda irreparável. Fica para uma próxima oportunidade. Estes eram os textos:

Prelúdios e Fugas de J. S. Bach, para órgão
Ainda as sonatas de Domenico Scarlatti, para cravo
Fantasias de Mozart, para Tecla
Chopin: um inventário
A última música de Liszt para piano
Erik Satie para piano
«La Cathédrale Engloutie», de Debussy

E estes são os momentos musicais que os precedem:

Prelúdio e Fuga em Lá menor, BWV 564 (Johann Sebastián Bach, por Mirlos Spanyi)
Sonata em Ré menor (Domenico Scarlatti – sonatas para cravo, por Dubravka Tomsic, piano)
Divertimento nº 1 em Ré Maior, K 136 (de Wolfgang Amadeus Mozart, pela Camerata Romana e Solistas de Salzburgo)
Nocturno op 9/2 (Frederic Chopin, pelo pianista Peter Schmalfuss)«Sonho de Amor» Nr. 3 (Franz Liszt, pela pianista Helène Gal)
.

Sem comentários: