29 de novembro de 1999

guiado por Deus e pelo Diabo - Novembro 1999

.
Guiado por Deus e pelo Diabo é o acontecimento preparado pelo Sindicato de Poesia, Biblioteca Pública de Braga, Teatro Universitário do Minho, Departamento de Estudos Portugueses da Universidade do Minho e Teatroesfera, para celebrar em Braga o centenário do nascimento de José Régio.

Não haverá muitas cidades portuguesas onde a inquietação e as contradições regianas tenham tanta expressão como em Braga: a necessidade e a negação de Deus, o misticismo e o apelo erótico (serão contraditórios?), um certo provincianismo e a aspiração contida pelo cosmopolitismo.

Ao organizar este acontecimento multifacetado, que inclui um recital de Poesia, centrado nas inquietações pessoais de José Régio, mas também no seu gosto pelo lúdico poético (dias 5, 6, 7 e 8); a leitura desse esboço dramático que é Sonho duma Véspera de Exame, mas que já contém os germens da sua fecunda obra dramática posterior (dias 11 e 12); e uma conferência por Eugénio Lisboa subordinada ao tema O erotismo e o misticismo em Régio (dia 14), pretendemos de forma reflectida revermo-nos na obra de José Régio e homenagear um Poeta. Sem valorações literárias.

Esta iniciativa, que pela primeira vez conta com a colaboração do Teatroesfera, terá lugar na Casa Rolão (um lindíssimo imóvel barroco que a muito custo tem resistido à degradação) na Avenida Central, bem no coração de Braga, sempre às 22 horas.

Novembro de 1999
.