21 de março de 2005

primavera autónoma de cesariny - Março 2005

.








autor: Mário Cesariny
locais de apresentação: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Câmara Municipal de Sto. Tirso

.

17 de março de 2005

poesia à mesa - 17 Março 2005

.

Poesia à Mesa em S. João da Madeira

17.3.2005

Esta quinta-feira, 17 de Março, o programa centra-se na Biblioteca Municipal, com um recital pelo Sindicato de Poesia, às 21h30, e uma mesa redonda, às 22 horas, intitulada “Como nasce um recitador de poesia?”. Os convidados da noite são Rosa Alice Branco, Alberto Pimenta, António Durães e Maria do Céu Guerra, que declamará poesia no final da sessão. A moderação do debate estará a cargo de José Seabra Pereira.

Segue-se, às 23h30, a inauguração da exposição “Arte sob Poesia”, nos bares Cafaína e Fora d’Horas. Aí poderão ver-se obras trabalhadas a partir de poemas pelos seguintes artistas: Élio Oliveira, Joaquim Sousa, José Isidro, José Laginhas, José Miguel Figueirinhas, José Vaz e Silva, Luís Veloso, Miguel Oliveira, Paulo Neves, Pedro Neves, Rui Apolinário, Teixeira Moita e Victor Costa

__________________________

(assuntos relacionados)

Na sexta-feira, 18 de Março, às 21h30, é apresentado na Biblioteca Municipal o livro Poezz, com a presença dos autores José Duarte e Ricardo António Alves. Poesia e Jazz a anteceder a “Peregrinação Poética” que vai levar a declamação das palavras dos poetas a percorrer os bares da zona pedonal de S. João da Madeira.

A Biblioteca Municipal continua a ser palco de actividades no sábado, 19 de Março. Assinalando o Dia do Pai é aí que se procede, às 17 horas, à entrega de prémios do concurso de poesia para crianças que teve precisamente como tema “O Pai”. Este é também o dia para a a declamação de poemas em restaurantes da zona pedonal, ao almoço e jantar.

Na segunda-feira, 21 de Março, S. João da Madeira assinala em simultâneo o Dia da Poesia e o Dia da Árvore, espalhando, ao longo da manhã, “Árvores Poéticas” por vários pontos da cidade, com a colaboração das crianças de ATL’s do concelho. Às 21h30, decorre mais um recital de um livro de um livro de Sophia de Mello Breyner, na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa “O Poema me Levará no Tempo”.

.