3 de novembro de 2013

Regina Guimarães - NOVAS OPORTUNIDADES (5)




apresenta
NOVAS OPORTUNIDADES
Para fugir aos estudos”. Assim começou, em 1996, o Sindicato de Poesia, com Ana Gabriela Macedo, António Durães, António Fonseca, Eduardo Jorge Madureira, Fernando Coelho, José Miguel Braga e Marta Catarino. Para a sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, na Rua do Souto, em Braga, foram convocadas as primeiras manifestações poéticas, que divulgaram grandes poetas portugueses dos séculos XIX e XX, de Cesário Verde a Ana Luísa Amaral, passando por, entre outros, Jorge de Sena, Ruy Belo, António Gancho, Manuel António Pina e Alberto Pimenta.
Tendo, portanto, fugido aos estudos, distraído pela “mosca popular”, “avioneta escolar” no poema de Alexandre O’Neill, o Sindicato de Poesia regressa agora com Novas oportunidades. Novas oportunidades para ler, reler e ouvir a poesia portuguesa. As sessões terão lugar nas últimas quartas-feiras de cada mês, sempre às 18h30, no Museu Nogueira da Silva, no Espaço Maria Ondina Braga, escritora que, assim, também, se pretende homenagear.
As Novas oportunidades prosseguem hoje com Regina Guimarães e Ópera Europa (Guimarães: Pé de Mosca, 2012).




ÓPERA EUROPA
Textos de Regina Guimarães




“A Európia”                                                    FC
THE SLEEPING DUTY                                        MM
ALTAR                                                            EJ
AS MÃOS ESCORRENDO ÁGUA                           MC
DESAFOROS                                                    FC
O PASSEIO POSTO A NU                                   MM
APRENDI                                                        EJ
MCV                                                              MC
VIDA NOCTURNA I                                          FC
VIDA NOCTURNA II                                         MM
LAR DA DÉCIMA TERCEIRA IDADE                    EJ
DEVANEIOS DESASTROSOS                              MC



Dizem Ópera Europa: Eduardo Jorge Madureira, Fernando Coelho, Manuela Martinez e Marta Catarino




Regina Guimarães

Nasceu no Porto, em 1957. A par dos seus poemas, publicados em raras edições de natureza confidencial, tem desenvolvido trabalho nas áreas do Teatro, da Tradução, da Canção, da Dramaturgia, da Educação pela Arte, da Crítica, do Vídeo, do Argumento, da Produção. Foi docente na FLUP, na ESMAE e na ESAD. Foi diretora da revista de cinema A Grande Ilusão. É presidente da Associação Os Filhos de Lumière, programadora do ciclo permanente O Sabor do Cinema no Museu de Serralves. Integrou o coletivo que, a par de outras atividades reflexão e criação, publicou o jornal PREC. É cofundadora do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada. Com Ana Deus, fundou a banda Três Tristes Tigres. Trabalhou para o coletivo Clube dos Nadadores de Inverno, para o Osso Vaidoso, para os Clã. Realizou inúmeras experiências em torno da palavra dita e cantada. Tem orientado oficinas de escrita e de iniciação ao cinema. Aspira a estar em todo o lugar onde haja uma luta justa a travar. Vive e trabalha com Saguenail desde 1975. Hélastre é o signo da sua obra comum.




ÓPERA EUROPA

Porque a ideia de Europa, como a forma operática, tem esse encanto do qual facilmente se desconfia.
Porque era impossível fixar numa matéria uniforme todas as vozes que, só na minha pouca pessoa, discorrem sobre esse assunto.

Porque eis-nos fingidamente banzados perante o cinismo dos mestres da tecnocracia e da finança que, até há escassos meses, nos vendiam, por todos os media ao seu alcance, um conceito de Europa bem-sucedida, rotulada como exceção, infamemente cunhada em reversos de moeda e dotada de tradições ad hoc. 

E devemos estar muito gratos aos gregos por terem, à custa de penosas privações e protestos duramente reprimidos, posto os dedos nas muitas feridas cujo sangue só parecia correr às golfadas nos novos campos de extermínio dos clandestinos e dos nómadas. Europa publicidade enganosa? Europa obra desenganada? Ópera bufa.

[In http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=191&item=35479] 




POESIA
O Sindicato de Poesia apresenta
Novas oportunidades

Com poesia de Regina Guimarães

Coordenação de Eduardo Jorge Madureira e Fernando Coelho

Data: 30 outubro de 2013
Horário: 18h30
Entrada: Livre (lotação limitada, marcação através do telef. 253 601 275 ou sec@mns.uminho.pt)
Local: Espaço Maria Ondina Braga / Museu Nogueira da Silva


Sem comentários: