23 de maio de 2013

alguns dólares sobre teatro e outras notas menores


praça conde s. joaquim, nº 40, 4º andar
4700 – 421 Braga
www.censuraprevia.no.sapo.pt
919960490| 962743638

O Sindicato de Poesia apodera-se do Ciclo de mini-espectáculos para ficar a perceber ainda menos sobre o amor  #9 da Censura Prévia, com a total conivência da mesma, apresentando «Alguns dólares sobre teatro e   outras notas menores», de Gonçalo M Tavares.

28 29 e 30 de Novembro às 22h00  no E S P A Ç O
|Travessa do Caires, 39 (à estação da CP), Maximinos, Braga|

 "E a pontuação não é para ler, isto é, não é para ser dita. A pontuação é para ser respirada."
 Gonçalo M Tavares

Se o actor é o esqueleto da palavra, e o osso é mais importante, o Sindicato respira as palavras de Gonçalo M Tavares. Uma exploração anatómica da linguagem dramático-poética de um dos nomes de hoje e de amanhã da Literatura Portuguesa.

Poemas ditos por Ana Gabriela Macedo, Clara Alves de Sousa, Gaspar Machado, João Figueiredo, Luísa Fontoura, Manuela Martinez, Marta Catarino e Sandra Andrade, sob olhar de António Durães e Pedro Guimarães. Sonoridades executadas ao vivo por João Figueiredo.

         

VAI SER QUASE SEMPRE ASSIM NOS 3 ÚLTIMOS DIAS DE CADA MÊS

não procures os ETCs !

Reservas e informações 919960490 | 962743638 | censuraprevia@gmail.com









CENSURA PRÉVIA AC

Em 2007 a Censura Prévia ac inicia o Ciclo de mini-espectáculos para ficar a perceber ainda menos sobre o amor a acontecer nos três últimos dias de cada mês. Apresenta em Fevereiro o #1 com criação de Gaspar Machado e Sandra Andrade, em Março o #2 com direcção de Sandra Andrade, em Abril o #3 com direcção de Gaspar Machado, em Maio o #4 com orientação de Clara Alves de Sousa, em Junho o #5 de valter hugo mãe e Isabel Lhano, em Julho o #6, criação colectiva, em Agosto o #7, criação colectiva, em Outubro o #8 de Nuno M Cardoso.
Estão, ainda, em curso projectos individuais de criação, formação e pesquisa de metodologias com apresentações ao público ou não, nomeadamente,  this all solemn silentness, Naturally Officed Circumcised e O SR. LUCAS CONTINUA A RESTAURAR O PISO DO CÉU, de Hugo Sirgado; [1|2]*, de Gaspar Machado; performance is dead – don’t fake, fuck me e medir a violência do e s p a ç o contra o corpo, de Sandra Andrade; Caixa de Sugestões, de Luis Cardoso; Rot Raum, de Clara Alves de Sousa; mini mini workshop de origami, de Eva Malaínho.

Em 2006 repõe  BRACARA ANGUSTIAE, e promove a Festa dos 185 dias da morte das festas da Censura Prévia - #3 e a criação Meninas Exemplares -  Imagem #3 (Teatro em Construção). Dá-se início a alguns dos projectos individuais acima referidos.

Em 2005 estreia, no Deslize Bar Galeria, o espectáculo Cadeira Vazia, uma criação colectiva.
Em Dezembro estreia no E S P A Ç O a criação colectiva BRACARA ANGUSTIAE. Ainda em 2005 promove Arco da Censura Prévia - festa#0, Rescaldo do Arco da Censura Prévia - festa#0.5 e Lançamento da Censura Prévia no E S P A Ç O – festa#1.

A primeira criação – 4º vazio/4ème chambre vide – estreia no Theatre Municipal D’Albi, no 5ème Festival ACTHÉA, em Maio de 2003, Albi, França.

A partir de 2006 recebe no E S P A Ç O projectos exteriores e experimenta uma produção de eventos cada vez mais transversal. A Censura Prévia ac recebe em Braga os espectáculos WAKE UP HATE e RED SKY, de Paulo Castro, O POLÍTICO E O ALCOÓLICO e 69, produções de ÚTERO, VOU A TUA CASA – LADO A, de Rogério Nuno Costa.
Especificamente, na área da música, o  E S P A Ç O recebe os u-clic, TatsuMaki, KATSUMOTO, Zentex, Urb, beeper, Motornoise, La Résistance, Lost Gorbachevs, i, Veados com fome, The Hospitals, Oshiri Penpenz, Revengers, j’m’en fous, entre outros.
Até à data destaca-se a participação da Censura Prévia ac com os artistas Nuno M Cardoso, FRIBEIRO, Rogério Nuno Costa, Luís Felix, Paulo Castro, João Fiadeiro, Cláudia Dias, Rui Effe, Pedro Guimarães, Miguel Bonneville, Tiago Guedes, Luis Ali, Jorge Louraço Figueira, valter hugo mãe, Ângela Berlinde, Armin Dierolf, e as estruturas a menina dos meus olhos – ac, ÚTERO, RE.AL, Eira, Sindicato de Poesia, Teatro Universitário do Minho, Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, Lovers & Lollipops, Uma Alternativa, Deslize Bar Galeria, Núcleo de Experimentação Coreográfica, Colectivo Massive e OUT OF ORDER.

 
O processo de criação parte de uma ideia (imagem, texto, tema, palavra, sonoridade, etc.) que é censurada previamente, no sentido de particularizar todo o material encontrado durante o processo.
Não há uma preocupação inicial com o formato do resultado.
Pode ser         
teatro, dança, lago dos cisnes, cocorocó, banda de cabreiros, ópera, musical, cabaret, peep show, performance, perfinst, site-specific, happening, instalação, work in progress, teatro progressivo, teatro regressivo, teatro marginal, teatro de vanguarda, manifesto, agit-prop, teatro às três pancadas, leitura encenada, recital, literatura de cordel, cantigas de escárnio e mal-dizer, farsa, teatro de rua, teatro pobre, teatro do oprimido, teatro do reprimido, teatro do deprimido, circo, saltimbancos, commedia dell’arte, épico, monólogo, one man show, one woman show, one hermaphrodit show, one coelhinho da Páscoa show, diálogo, triálogo, criação colectiva, residência artística, teatro de revista, stand up comedy,  comédia lacrimosa, peça de capa e espada, comédia negra, comédia branca, comédia amarela (etc), teatro intercultural, teatro antropológico, teatro autobiográfico, teatro íntimo, teatro anatómico, diário da maria, diário da Anna Franka mais atrevida, diário do pai de Franz Kafka, diário da república, sai-te! iartes.pt, teatro de director, teatro invisível, número de magia Júlio de Matos, teatro etéreo, teatro energético, teatro esotérico, teatro de fuminhos open space, barbecue, instalação urbana, teatro rural, teatro na quinta, malafaia’s farm, jardim do éden, fábula, rábula, parábola, alegoria, caverna, taberna, qualquer coisa pós-moderna, pós-teatro, meta-teatro, poética teatral, realidade teatral, fantochada, ATL’s, mascarada, arlequinada, pantomina, marionetas, dobragens da Pixar, peça radiofónica, vídeo, cinema, telefilme, telenovela, telenovela da vida real, tele-série, teletubbies, teletexto, teleponto, telejornal,  comédia, comédia antiga, comédia burlesca, comédia de carácter, comédia de costumes, comédia de gaveta, comédia de ideias, comédia de intriga, comédia de salão, danças de salão, danças africanas, kuduro, kizombada, lambada, à estalada, etnodrama, drama litúrgico, comédia pastoral, procissão da burrinha, teatro de massa, à italiana, tragédia, comédia à séria ou tragédia doméstica, commedia erudita, malucos do riso.
Ou um cruzamento destas várias áreas artísticas.
Ou nem uma coisa nem outras.



AINDA
NÃO
VISTE
NADA

Sem comentários: