3 de janeiro de 2009

o projecto para 2009

DOZE MESES MENOS UM (RASCUNHOS)

Um dos projectos do sindicato de poesia para o ano 2009 consta da concretização metódica e instrumental de uma parceria com o estaleiro cultural velha-a-branca, de modo a realizar na última segunda-feira de todos os meses (menos um: agosto), um conjunto de recitais diversos, ou seja, sem nenhuma relação aparente entre si, senão o de juntar os habituais recitadores do sindicato com outros menos habituais, e mesmo com alguns recitadores improváveis, em pequenos rascunhos do que poderia(á) vir a ser um recital enformado das características que nos têm caracterizado. Reedita-se desta forma uma parceria, e uma prática de experimentação, que tão bons frutos deu num passado recentíssimo.

É para o sindicato evidente que algumas das experiências poéticas que irá rascunhar serão passadas a limpo, a seu tempo e a seu modo, transformando-se o rascunho em recital.

Têmo-los - aos rascunhos que iremos produzir - devidamente sinalizados, sabemos ao que vamos, mas ansiamos pela aventura da poesia, pela surpresa que as experiências que iremos concretizar nos proporcionarão, pelos os resultados que iremos obter, rascunho a rascunho, recital a recital.

Poderíamos, neste momento, apresentar uma ideia concreta do trabalho que queremos produzir. Num momento da planificação desta série de pequenos recitais sentimo-nos impelidos a isso, a autoresponsabilizarmo-nos um pouco mais do que esta medida sofrida que agora propomos nos responsabiliza. Mas no estado actual da vida cultural bracarense, preferimos dizer que continuamos a descoberta que iniciámos em 1996, navegando à vista, que a aventura nos mares profundos requer ferramentas que nos estão vedadas, para o bem e para o mal.

O calendário é, pois, este que hoje vos apresentamos.

Alguns destes rascunhos serão apresentados na velha-a-branca. Outros não. Serão à noite, porque o futuro do verbo ser a isso nos constringe. Falaremos - pela voz dos mais diversos poetas e poemas que convocaremos - da poesia ela mesma, do teatro e dos actores, do cinema, da música, da pintura, etc e tal.

E só para contrariar, na última segunda-feira de janeiro, esquecemos a poesia e começamos com três contos.

Mas isso são contos de que vos daremos conta já a seguir.

.

Sem comentários: