.
GARRETT NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE BRAGA
Almeida Garrett teve um papel decisivo na criação da Biblioteca Pública de Braga, já que foi da sua autoria a portaria do Ministério do Reino de 27 de Julho de 1840 que encarregou Manuel Rodrigues da Silva Abreu de coligir e examinar as bibliotecas dos extintos conventos do distrito de Braga, fazer os respectivos catálogos e informar sobre o apreço dos diferentes manuscritos que ali existem.
Estavam assim dados os primeiros passos para o estabelecimento da Biblioteca Pública de Braga, o que seria concretizado com uma carta de lei promulgada em 13 de Julho de 1841, sendo Silva Abreu, velho companheiro de Garrett no exílio e nas lutas liberais, nomeado seu primeiro bibliotecário.
Por este motivo, a comemoração do bicentenário do nascimento de Almeida Garrett tem em Braga uma razão acrescida para ser assinalada e a Biblioteca Pública a obrigação de o fazer lembrar, mesmo porque noutras ocasiões Garrett lutou na Câmara dos Deputados pela dignificação da biblioteca bracarense.
Assim, a BPB convidou o Sindicato de Poesia para apresentar um Recital Garrettiano, no qual serão ditos poemas e excertos de discursos e outros textos em prosa de Garrett, num espectáculo concebido e dirigido por António Fonseca.
A interpretação estará a cargo de por António Fonseca, Diana Vinagre e Natércia Pinto, com fundo musical de Diana Vinagre, que executará em violoncelo excertos de peças de Bach e Schubert, entre outras.
.../
Salão Medieval, 17 de Junho, às 21.45 horas.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário